ANÁLISE DO PERFIL DO VESTIBULANDO DA REDE PÚBLICA E PRIVADA E SUA RELAÇÃO COM O CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UFPAResumo O maior desafio enfrentado pelo estudante no fim de seus estudos regulares é, indubitavelmente, a escolha de um curso superior e ingresso em alguma instituição pública. Com o objetivo de esclarecer dúvidas e incentivar a adesão ao curso de Engenharia Mecânica, o grupo do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Mecânica (PETMEC) participou em 2015 da XVII Feira Vocacional da Universidade Federal do Pará (FEIVEST), na qual os participantes - estudantes de escolas públicas e particulares -, por meio de um questionário, foram objeto de um estudo com o objetivo de registrar e analisar o perfil social e educacional dos candidatos ao curso, assim como o papel das escolas no incentivo à entrada no ensino superior e a influência de outros fatores que permeiam a decisão dos candidatos, como status, interferência familiar, preconceito e problemas com o ensino de base de matérias na área de exatas. Com base nos questionários, percebeu-se que o principal desafio que os candidatos enfrentam quando se deparam com o vestibular de Engenharia Mecânica é sua falta de base nas matérias introdutórias do curso, como matemática, física e química. Fatores familiares foram bastante presentes no questionário, assim como a grande negligência, por parte das escolas públicas, de ilustrar e vislumbrar em seus alunos o ingresso em instituições públicas. |
Código | 668 |
Evento | COBENGE17 |
---|---|
Área | 05. Indissociabilidade entre a tríade ensino, pesquisa e extensão |
Subárea | 05.1. Experiência dos grupos PET e afins |
Autores | Laura Sodré Figueiredo,Daniele dos Reis Soares,Marcelo Lucas Souza Silva,Hebem Gabriel Arero Santos Sousa,ALEXANDRE SALDANHA DO NASCIMENTO,Gianfranco de Mello Stieven |
Palavras-chaves | Feira vocacional, Engenharia Mecânica, ensino superior |
Arquivo | COBENGE17_00017_00000668.pdf |