A Transformação do Engenheiro Civil em ProfessorResumo RESUMO: Quais são as necessidades do professor politécnico iniciante? Quais são seus anseios e necessidades? Como construir um profissional que atenda às necessidades do mercado atual e seus anseios como profissional? Como as universidades devem agir para apoiar o professor iniciante? Como deveria ser um curso preparatório para docentes iniciantes da engenharia? Estas são algumas das questões que trataremos neste trabalho partindo das Competências do Engenheiro Civil e definindo os Saberes Pedagógicos que o professor da Engenharia Civil deve possuir para atender as expectativas dos alunos, das instituições e do mercado no que tange o ser e estar na profissão de professor politécnico. A sociedade moderna anseia por professores politécnicos que estejam conectados com os avanços do mercado, mas que também desenvolvam em si mesmos e em seus discentes a necessidade de pesquisar novas práticas e processos para a engenharia e que também atendam às necessidades de suas universidades. Dentro deste contexto como preparar o professor politécnico para os desafios da sociedade moderna transformando-o em um profissional realizado. |
Código | 879 |
Evento | COBENGE17 |
---|---|
Área | 04. Formação Pedagógica dos Professores de Engenharia e de Tecnologia |
Subárea | 04.3. Capacitação docente |
Autores | José Renato Spina Martins |
Palavras-chaves | Palavras chave: Formação de Professores, Engenharia Civil, Saberes da Docência |
Arquivo | COBENGE17_00015_00000879.pdf |