AS DIFERENTES TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICAResumo Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo mapear na área de Educação Matemática as suas diversas Tendências evidenciadas em teses concluídas entre o período de 2010 e 2015. A fundamentação teórica desta pesquisa, inspira-se nos trabalhos de pesquisadores como Ubiratan D'Ambrósio (1993; 1996; 2001), Dario Fiorentini (1995), Sergio Lorenzato (2006) entre outras ideias sobre a área que consolidam este estudo. O estudo se justifica por possibilitar o surgimento de discursões e práticas na área seja no ensino, na pesquisa e na extensão contribuindo contribuir de forma significativa na interação dos estudantes com a disciplina de matemática. É um estudo de caráter bibliográfico, que a fim de cumprir o objetivo, buscou expor através da Revisão Sistemática Integrativa o mapeamento de teses nas diversas Tendências em Educação Matemática desenvolvidas no período compreendido entre 2010 e 2015, fazemos um recorte de 87 pesquisas teses mapeadas. Conclui-se que, como resultado o amadurecimento, a ampliação da nossa visão no que se refere aos campos de pesquisa que abrangem As Diversas Tendências em Educação Matemática e a construção de novas práticas pedagógicas em que a educação associe a escola e a vida em sociedade. |
Código | 1256 |
Evento | COBENGE18 |
---|---|
Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem |
Autores | HELOISA FERNANDA VIEIRA SILVA |
Palavras-chaves | Ensino. Tendências em Educação Matemática. Pesquisa em Educação Matemática. |
Arquivo | COBENGE18_00046_00001256.pdf |