O GT
Este grupo foi criado em 19 de setembro de 2014, durante o XLII Congresso Brasileiro de Educação
em Engenharia (COBENGE 2014), com os seguintes objetivos:
• difundir o conhecimento gerado na área de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia;
• fomentar a criação de uma rede de pesquisa em Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia;
• fomentar a formalização de grupos de pesquisa na área, nas mais diversas escolas de Engenharia;
• e promover a formação/capacitação de professores para trabalharem com as estratégias e métodos de Aprendizagem Ativa.
As reuniões do GTAAEE ocorrem nas edições do COBENGE. No encontro que ocorreu em Joinville (COBENGE 2017), os objetivos supracitados foram analisados coletivamente e outros foram propostos pelos integrantes do grupo que estavam presentes, são eles:
• disponibilizar um material teórico e prático pela internet e propor um feedback do uso desse material;
• divulgar cartilhas de aprendizagem ativa para os interessados;
• difundir os conhecimentos e práticas relacionados às Estratégias de Aprendizagem Ativa em vários espaços e regiões;
• promover formação de professores por meio de oficinas, seminários, workshops, etc;
• disponibilizar uma lista de artigos, articulada por temas, para promover a leitura sobre Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia;
• identificar parcerias internacionais;
• criar um espaço no COBENGE para contribuições;
• articular um espaço no COBENGE para discutir os temas relacionados;
• contribuir para a uniformização do entendimento sobre aprendizagem ativa na educação em engenharia no país;
• criar meios (canal, vídeo-aula, repositório de materiais) para difusão e capacitação online em metodologias ativas, vinculado à página da ABENGE;
• estimular a participação de estudantes no processo, de forma articulada com a ABENGE estudantil, visando criar um ambiente propício para aplicação da aprendizagem ativa;
• contribuir para a institucionalização da adoção da aprendizagem ativa nos cursos de engenharia, evitando-se ficar unicamente nas iniciativas individuais;
• motivar e promover eventos específicos para compartilhamento de informações, estratégias, métodos, práticas sobre a aprendizagem ativa;
• articular a análise e aprovação dos artigos, bem como a dinâmica de apresentação nos eventos (Coordenação temática do COBENGE).
Este site, que se encontra em processo de produção, representa mais uma iniciativa do GTAAEE, a fim de contribuir para a produção e difusão de conhecimentos sobre Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia (AAEE).
A sua participação é fundamental para a conquista dos objetivos do GTAAEE. Por isso, aguardamos as suas sugestões para atualização e/ou expansão deste recurso.
Envie suas sugestões e comentários para:
E-Mail do Grupo: gtaaeeabenge@gmail.com. Grupo de Discussão: gtaaeeabenge@googlegroups.com.
Contamos com a sua participação!
• difundir o conhecimento gerado na área de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia;
• fomentar a criação de uma rede de pesquisa em Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia;
• fomentar a formalização de grupos de pesquisa na área, nas mais diversas escolas de Engenharia;
• e promover a formação/capacitação de professores para trabalharem com as estratégias e métodos de Aprendizagem Ativa.
As reuniões do GTAAEE ocorrem nas edições do COBENGE. No encontro que ocorreu em Joinville (COBENGE 2017), os objetivos supracitados foram analisados coletivamente e outros foram propostos pelos integrantes do grupo que estavam presentes, são eles:
• disponibilizar um material teórico e prático pela internet e propor um feedback do uso desse material;
• divulgar cartilhas de aprendizagem ativa para os interessados;
• difundir os conhecimentos e práticas relacionados às Estratégias de Aprendizagem Ativa em vários espaços e regiões;
• promover formação de professores por meio de oficinas, seminários, workshops, etc;
• disponibilizar uma lista de artigos, articulada por temas, para promover a leitura sobre Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia;
• identificar parcerias internacionais;
• criar um espaço no COBENGE para contribuições;
• articular um espaço no COBENGE para discutir os temas relacionados;
• contribuir para a uniformização do entendimento sobre aprendizagem ativa na educação em engenharia no país;
• criar meios (canal, vídeo-aula, repositório de materiais) para difusão e capacitação online em metodologias ativas, vinculado à página da ABENGE;
• estimular a participação de estudantes no processo, de forma articulada com a ABENGE estudantil, visando criar um ambiente propício para aplicação da aprendizagem ativa;
• contribuir para a institucionalização da adoção da aprendizagem ativa nos cursos de engenharia, evitando-se ficar unicamente nas iniciativas individuais;
• motivar e promover eventos específicos para compartilhamento de informações, estratégias, métodos, práticas sobre a aprendizagem ativa;
• articular a análise e aprovação dos artigos, bem como a dinâmica de apresentação nos eventos (Coordenação temática do COBENGE).
Este site, que se encontra em processo de produção, representa mais uma iniciativa do GTAAEE, a fim de contribuir para a produção e difusão de conhecimentos sobre Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia (AAEE).
A sua participação é fundamental para a conquista dos objetivos do GTAAEE. Por isso, aguardamos as suas sugestões para atualização e/ou expansão deste recurso.
Envie suas sugestões e comentários para:
E-Mail do Grupo: gtaaeeabenge@gmail.com. Grupo de Discussão: gtaaeeabenge@googlegroups.com.
Contamos com a sua participação!
ATAS DAS REUNIÕES
REPOSITÓRIO
REFERÊNCIAS
Um dos objetivos do GTAAEE é disponibilizar recursos sobre Aprendizagem Ativa na Educação em
Engenharia (AAEE) para as pessoas interessados na temática. Nesta página, já é possível
encontrar algumas referências.
Caso você deseje contribuir para a produção coletiva deste repositório, por gentileza, envie a sua sugestão de material para o e-mail do grupo (gtaaeeabenge@gmail.com). Assim que possível, disponibilizaremos a sua indicação.
Agradecemos, desde já, por sua colaboração!
Bonwell, C. C., &Eison, J. A. (1991). Active Learning: CreatingExcitement in theClassroom. 1991 ASHE-ERIC HigherEducationReports. ERIC ClearinghouseonHigherEducation, The George Washington University, One Dupont Circle, Suite 630, Washington, DC 20036-1183. Disponível em. Acesso em: 29 Ago. 2018.
Cuseo, J. (2009). Active learning: Definition, justification, andfacilitation. Unpublishedpaper. Disponível em
. Acesso em: 29 Ago. 2018.
Freeman, S., Eddy, S. L., McDonough, M., Smith, M. K., Okoroafor, N., Jordt, H., &Wenderoth, M. P. (2014). Active learningincreasesstudent performance in science, engineering, andmathematics. ProceedingsoftheNationalAcademyofSciences, 111(23), 8410-8415. Disponível em < http://www.pnas.org/content/pnas/111/23/8410.full.pdf>. Acesso em: 29 Ago. 2018.
Prince, M. (2004). Does activelearningwork? A review oftheresearch. Journalofengineeringeducation, 93(3), 223-231. Disponível em.
Acesso em: 29 Ago. 2018.
Caso você deseje contribuir para a produção coletiva deste repositório, por gentileza, envie a sua sugestão de material para o e-mail do grupo (gtaaeeabenge@gmail.com). Assim que possível, disponibilizaremos a sua indicação.
Agradecemos, desde já, por sua colaboração!
Bonwell, C. C., &Eison, J. A. (1991). Active Learning: CreatingExcitement in theClassroom. 1991 ASHE-ERIC HigherEducationReports. ERIC ClearinghouseonHigherEducation, The George Washington University, One Dupont Circle, Suite 630, Washington, DC 20036-1183. Disponível em
Cuseo, J. (2009). Active learning: Definition, justification, andfacilitation. Unpublishedpaper. Disponível em
Freeman, S., Eddy, S. L., McDonough, M., Smith, M. K., Okoroafor, N., Jordt, H., &Wenderoth, M. P. (2014). Active learningincreasesstudent performance in science, engineering, andmathematics. ProceedingsoftheNationalAcademyofSciences, 111(23), 8410-8415. Disponível em < http://www.pnas.org/content/pnas/111/23/8410.full.pdf>. Acesso em: 29 Ago. 2018.
Prince, M. (2004). Does activelearningwork? A review oftheresearch. Journalofengineeringeducation, 93(3), 223-231. Disponível em