ATIVIDADE MULTIDISCIPLINAR NA ÁREA DA ENGENHARIA QUÍMICA COM APLICAÇÃO DO PBL COMO METODOLOGIA PRINCIPAL DE ENSINO/APRENDIZAGEMResumo A proposta deste artigo é apresentar um modelo de atividade multidisciplinar utilizando a metodologia de ensino/aprendizagem PBL (Problem Based Learning), onde busca-se trabalhar conteúdos que irão acrescentar conhecimento dos alunos participantes. A utilização do PBL permite a aplicação de assuntos do interesse da comunidade acadêmica de forma multidisciplinar, em que são trabalhados estudos de casos como questões problemas e os facilitadores da atividade trabalham como tutores. Os alunos são desafiados a resolver as tarefas de forma dinâmica, seguindo um fluxo de debate e a apresentarem seus resultados ao final. Dessa forma, é possível aperfeiçoar diversas competências e habilidades que são essenciais para a formação de um profissional apto a atuar no mercado de trabalho, como comunicação oral, trabalho em grupo, pensamento crítico e rápido, habilidades de liderança e gerenciamento de equipes. |
Código | 241 |
Evento | COBENGE17 |
---|---|
Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia |
Subárea | 01.4. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade |
Autores | Thaís Cristina Guimarães Alves,Sabrina Barbosa Rosini,Amanda de Oliveira Careaga,Neron Alipio Cortes Berghauser,Elis Regina Duarte |
Palavras-chaves | Metodologias de ensino, PBL, multidisciplinaridade, Engenharia Química. |
Arquivo | COBENGE17_00004_00000241.pdf |