ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

ATIVIDADES DE CÁLCULO DIFERENCIAL EFICAZES E ENGAJADORAS NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS


Resumo
As mudanças culturais e comportamentais da sociedade atual, tem nos apontado para a necessidade de inovar na sala de aula no ensino superior, promovendo o desempenho competente do aluno, e, a repensar o papel do professor enquanto organizador de experiências de aprendizagem e mentor. Deixar de ser comprometido ou não perceber a necessidade de gerir seu processo de aprendizagem é uma atitude comum aos jovens universitários, que também estão desestimulados pela rotina do ambiente escolar. Neste contexto, o Laboratório de Cálculo surge como experiências de aprendizagem eficazes e engajadoras, fomentando a aprendizagem do aluno e colaborando para o seu desempenho acadêmico. Neste trabalho os professores de Cálculo Diferencial foram convidados a repensar e resignificar a disciplina para os ingressantes em Engenharia. Os professores foram estimulados a produzir objetos educacionais, a partir do planejamento acadêmico alinhando com os objetivos de aprendizagem do aluno. Os resultados obtidos evidenciam que alunos do Laboratório de Cálculo tem um desempenho acadêmico superior aos que não participaram do projeto e, que atividades acadêmicas planejadas são essenciais para a promoção a aprendizagem do aluno. Percebemos também que a formação de professores para a formação docente em Engenharia torna-se uma condição para o sucesso acadêmico do aluno.
Código 2575
Evento COBENGE19
Área 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
Subárea 03.1. Estratégias pedagógicas
Autores Juliana Capanema Ferreira Mendonca,Margarete Aparecida Pereira
Palavras-chaves cálculo, experiências acadêmicas, mentoria, atividades eficazes e engajadoras
Arquivo COBENGE19_00089_00002575.pdf
Voltar