ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

AS NOVAS DCNs E OS CURSOS DE ENGENHARIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ


Resumo
As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação em Engenharia foram aprovadas pelo Ministério da Educação, por meio da Resolução CNE/CES n° 2, em abril de 2019. O motivo para a mudança se deve as demandas do mundo do trabalho contemporâneo e o perfil dos jovens discentes. Esse trabalho tem o intuito de avaliar a atual situação dos Projetos Pedagógicos e as possibilidades da inserção das novas DCNs nos cursos de engenharia da área de Construção Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Os procedimentos metodológicos seguiram os passos para estudos de casos múltiplos com o desenvolvimento de um checklist (com quatro categorias e sessenta e três itens), seguido da aplicação em quatro Projetos Pedagógicos de cursos de engenharia e análise e cruzamento dos resultados. Após o diagnóstico situacional percebeu-se que os cursos cumprem mais de 85% dos itens previstos nas novas diretrizes, porém é necessário a implementação de alguns pontos importantes como o uso de metodologias ativas, o incentivo a participação de empresas juniores e um programa de formação e desenvolvimento do corpo docente.
Código 2955
Evento COBENGE20
Área 02. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia
Subárea 02.2. Estudos de caso
Autores Bruno Noronha Rodrigues,Jorge Vleberton Bessa de Andrade
Palavras-chaves DCNs. Projetos Pedagógicos de Cursos. Engenharias. IFCE.
Arquivo COBENGE20_00129_00002955.pdf
Voltar