ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

ATAKI: JOGO DE TABULEIRO PARA O APOIO AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE OPERAÇÕES DE SEPARAÇÃO


Resumo
O uso de jogos na educação vem aumentando ao longo do tempo. A utilização dessa estratégia prima principalmente por aumentar a motivação dos estudantes, além de possibilitar a discussão do conhecimento favorecendo a aprendizagem e sua avaliação. Este artigo descreve uma atividade construtivista para apoiar o processo de ensino aprendizagem na disciplina de operações de separação, componente curricular obrigatório dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e de Química Industrial (no âmbito da Universidade Federal do Maranhão - UFMA), que consiste no desenvolvimento de um jogo de tabuleiro, em equipe, com ênfase nos conteúdos de ciclone e hidrociclone. O trabalho descreve o detalhamento da dinâmica, assim como o relato de aplicação e uma avaliação pós-jogo
Código 3134
Evento COBENGE20
Área 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
Subárea 05.1. Estratégias pedagógicas 
Autores Kátia Simone Teixeira da Silva de La Salles,Wendell Ferreira de La Salles,Helcai Rhony Lopes Santos,Charbel Nagib Mouchrek,Janyne Palheta Ramos,Rayse Machado Ferreira,Jhonny Taveira do Espírito Santo
Palavras-chaves Jogo de Tabuleiro. Operações de Separação. Ciclone. Hidrociclone
Arquivo COBENGE20_00140_00003134.pdf
Voltar