ATIVIDADES DE COMPUTAÇÃO DESPLUGADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, APLICADAS EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JOINVILLE, SCResumo Dentro do currículo da Educação Básica, o ensino da Tecnologia perpassa transversalmente a proposta curricular, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho, visa demonstrar a aplicação de duas atividades sobre computação desplugada em duas escolas municipais diferentes na cidade de Joinville, Santa Catarina. A metodologia baseou-se na técnica de computação desplugada. Os resultados obtidos a partir das aplicações didáticas, apontam um indício para um efetivo entendimento por parte dos alunos de como os computadores funcionam, ao mesmo tempo que trabalha o raciocínio computacional. Dessa forma a necessidade de mais ações didáticas como estas nos anos iniciais nas escolas de Educação Básica pode ajudar no desenvolvimento lógico dos alunos participantes. |
Código | 326 |
Evento | COBENGE17 |
---|---|
Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia |
Subárea | 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem |
Autores | Katia Monica Verdim Eggert,Elisângela Dagostini Beux,Sérgio Murilo de Souza Filho,Gian Ricardo Berkenbrock |
Palavras-chaves | Tecnologias de informação e comunicação; Computação desplugada; Educação básica; Aplicação didática. |
Arquivo | COBENGE17_00001_00000326.pdf |