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APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NO ENSINO DE ENGENHARIAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE BASEADA NAS PUBLICAÇÕES DO COBENGE


Resumo
A publicação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia (DCNs - Engenharia), no ano de 2019, propôs inúmeras modificações no perfil do egresso e nas metodologias utilizadas nesses cursos. Valendo-se do mapeamento do estado do conhecimento, este trabalho pretende identificar as propostas e/ou aplicações da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), apresentadas no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Para isso, considerou-se o período entre os anos de 2017 e 2022, sendo analisados 101 trabalhos. Verificaram-se as áreas do conhecimento com maior representatividade no uso da ABP, bem como os principais tipos de atividades associadas a esta metodologia. Por fim, destacou-se o impacto da publicação das novas DCNs no ensino de Engenharia no Brasil, representando uma alteração significativa em relação ao ensino tradicional.
Código 4222
Evento COBENGE23
Área 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Subárea 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
Autores Adriana Justin Cerveira Kampff,Vinícius Spanhol Bordignon
Palavras-chaves Ensino de Engenharia. Diretrizes Nacionais Curriculares. Estado do Conhecimento. Aprendizagem Baseada em Problemas.
Arquivo COBENGE23_00313_00004222.pdf
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