AS CONJECTURAS E ESTRATÉGIAS USADAS POR ALUNOS DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA NA RESOLUÇÃO DE UMA TAREFA INVESTIGATIVAResumo Este relato tem por objetivo ilustrar como 38 alunos matriculados no componente curricular Modelagem de Situações Dinâmicas dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura, em uma universidade do sul do Brasil, resolveram uma tarefa investigativa relacionada a unidades de medida. Os dados foram coletados por meio das representações, realizadas pelos alunos, parcialmente na sala de aula e concluída fora dos muros da universidade. A tarefa foi planejada conjuntamente com outros professores que ministram o mesmo componente curricular, em turmas paralelas. Teoricamente, a pesquisa está alicerçada na Investigação Matemática, em especial, nas tarefas investigativas. Os resultados apontam que os alunos realizaram suas conjecturas e usaram como estratégias de resolução: desenhos em 2D, visão superior, ou em perspectiva, bem como maquetes, produzidas em escala. Entendemos que a tarefa investigativa é potente e pode promover discussões, favorecendo o trabalho em equipe, de modo colaborativo. |
Código | 4956 |
Evento | COBENGE24 |
---|---|
Área | 07. Formação Pedagógica dos Professores |
Subárea | 07.4. Capacitação docente |
Autores | Márcia Jussara Hepp Rehfeldt,Marli Teresinha Quartieri,Vanessa Brandao de Vargas,Sônia Elisa Marchi Gonzatti,Ieda Maria Giongo |
Palavras-chaves | TAREFAS INVESTIGATIVAS. DESENHO EM 2D. DESENHO EM PERSPECTIVA. ENGENHARIA. ARQUITETURA. |
Arquivo | 4956.pdf |