ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

AS CONJECTURAS E ESTRATÉGIAS USADAS POR ALUNOS DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA NA RESOLUÇÃO DE UMA TAREFA INVESTIGATIVA


Resumo
Este relato tem por objetivo ilustrar como 38 alunos matriculados no componente curricular Modelagem de Situações Dinâmicas dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura, em uma universidade do sul do Brasil, resolveram uma tarefa investigativa relacionada a unidades de medida. Os dados foram coletados por meio das representações, realizadas pelos alunos, parcialmente na sala de aula e concluída fora dos muros da universidade. A tarefa foi planejada conjuntamente com outros professores que ministram o mesmo componente curricular, em turmas paralelas. Teoricamente, a pesquisa está alicerçada na Investigação Matemática, em especial, nas tarefas investigativas. Os resultados apontam que os alunos realizaram suas conjecturas e usaram como estratégias de resolução: desenhos em 2D, visão superior, ou em perspectiva, bem como maquetes, produzidas em escala. Entendemos que a tarefa investigativa é potente e pode promover discussões, favorecendo o trabalho em equipe, de modo colaborativo.
Código 4956
Evento COBENGE24
Área 07. Formação Pedagógica dos Professores
Subárea 07.4. Capacitação docente
Autores Márcia Jussara Hepp Rehfeldt,Marli Teresinha Quartieri,Vanessa Brandao de Vargas,Sônia Elisa Marchi Gonzatti,Ieda Maria Giongo
Palavras-chaves TAREFAS INVESTIGATIVAS. DESENHO EM 2D. DESENHO EM PERSPECTIVA. ENGENHARIA. ARQUITETURA.
Arquivo 4956.pdf
Voltar