ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

ASPECTOS ESSENCIAIS DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA E ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DO EMPREENDEDORISMO


Resumo
Os artigos acadêmicos de educação em engenharia articulados com o ensino médio na perspectiva do empreendedorismo, ainda é incipiente no Brasil, principalmente os artigos relacionados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Quando se refere às análises, levando em considerando estratégias, métodos e ferramentas pedagógicas que fomentam competências empreendedoras do aluno de engenharia e ensino médio, os artigos acadêmicos são cada vez mais escassos. O objetivo do artigo é analisar os aspectos essenciais das interfaces e conexões da educação em engenharia e ensino médio na perspectiva do empreendedorismo. Pretende-se, analisar os aspectos essenciais, a partir da ferramenta pedagógica integrada de aprendizagem dinâmica empreendedora, adotada nos cursos de graduação em engenharia e ensino médio. A pesquisa é exploratória e desenvolvida por meio de estudo de caso na escola de ensino médio. Os principais resultados indicam que foram identificados quatro aspectos essenciais: competências empreendedoras, soluções inovadoras, inovação pedagógica e atualização de professores. Os principais resultados são inovadores e contribuem para preencher a lacuna existente na produção acadêmica de educação em engenharia. Os principais resultados têm diversas implicações práticas para diretores, coordenadores e professores dos cursos de graduação em engenharia.
Código 5238
Evento COBENGE24
Área 09. Programas Especiais
Subárea 09.4. Monitorias
Autores Elzo Alves Aranha,Marly Aparecida Machado Angelo
Palavras-chaves Aspectos essenciais, Empreendedorismo, Educação em engenharia, Ensino médio
Arquivo 5238.pdf
Voltar