ASPECTOS ESSENCIAIS DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA E ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DO EMPREENDEDORISMOResumo Os artigos acadêmicos de educação em engenharia articulados com o ensino médio na perspectiva do empreendedorismo, ainda é incipiente no Brasil, principalmente os artigos relacionados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Quando se refere às análises, levando em considerando estratégias, métodos e ferramentas pedagógicas que fomentam competências empreendedoras do aluno de engenharia e ensino médio, os artigos acadêmicos são cada vez mais escassos. O objetivo do artigo é analisar os aspectos essenciais das interfaces e conexões da educação em engenharia e ensino médio na perspectiva do empreendedorismo. Pretende-se, analisar os aspectos essenciais, a partir da ferramenta pedagógica integrada de aprendizagem dinâmica empreendedora, adotada nos cursos de graduação em engenharia e ensino médio. A pesquisa é exploratória e desenvolvida por meio de estudo de caso na escola de ensino médio. Os principais resultados indicam que foram identificados quatro aspectos essenciais: competências empreendedoras, soluções inovadoras, inovação pedagógica e atualização de professores. Os principais resultados são inovadores e contribuem para preencher a lacuna existente na produção acadêmica de educação em engenharia. Os principais resultados têm diversas implicações práticas para diretores, coordenadores e professores dos cursos de graduação em engenharia. |
Código | 5238 |
Evento | COBENGE24 |
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Área | 09. Programas Especiais |
Subárea | 09.4. Monitorias |
Autores | Elzo Alves Aranha,Marly Aparecida Machado Angelo |
Palavras-chaves | Aspectos essenciais, Empreendedorismo, Educação em engenharia, Ensino médio |
Arquivo | 5238.pdf |