ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

ASPECTOS DA UTILIZAÇÃO DE UMA PLATAFORMA TECNOLÓGICA NO ENSINO DE PID TUNING


Resumo
Plantas didáticas são plataformas tecnológicas e constituem alternativas práticas na aprendizagem de controle de processos. Para que o controlador PID (Proporcional, Integral e Derivativo) possua um desempenho satisfatório neste tipo de controle, é preciso sintonizar adequadamente seus valores de ganho. Este tipo de sintonia é denominada PID Tunnig. O presente artigo tem o objetivo de apresentar a importância da utilização de uma planta de nível experimental como ferramenta de aprendizagem no ensino de PID Tuning. O experimento combina o potencial educacional do software MATLAB e a capacidade didática da simulação hardware in-the-loop (HIL). A hipótese da pesquisa é que a utilização de plataformas tecnológicas integradas estimula o desenvolvimento de habilidades fundamentais nos estudantes, diferente de uma visão descontextualizada da prática. Ao apresentar a plataforma aos alunos de engenharia, foi realizada uma pesquisa interativa, na qual eles foram submetidos a um questionário para avaliarem individualmente suas experiências. Os resultados obtidos foram apresentados de forma gráfica e analisados sob a luz dos aspectos teóricos envolvidos, possibilitando a identificação de indícios de que plataforma contribuiu significativamente no processo de aprendizagem destes alunos.
Código 2804
Evento COBENGE20
Área 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
Subárea 05.1. Estratégias pedagógicas 
Autores Rafael de Souza Salles,Gabriel Caldas Sardinha de Almeida,ADELSON Siqueira CARVALHO
Palavras-chaves Ensino de PID Tunnig. Plataforma tecnológica. Controlador PID. Ensino de Engenharia.
Arquivo COBENGE20_00140_00002804.pdf
Voltar