APRENDIZAGEM ATIVA E EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA PARA UMA ANALÂNDIA SUSTENTÁVELResumo O artigo apresenta a execução do Projeto Integrador Analândia Sustentável. Este projeto utilizou o método de ensino "Project-Based Learning" (PBL) com a aplicação dos Objetivos 3 (saúde e bem-estar), 6 (água potável e saneamento) e 12 (consumo e produção responsáveis) de Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os alunos foram submetidos a conhecer o problema, definir o problema, pesquisar soluções e apresentar a solução dentro do contexto de saneamento básico rural na cidade de Analândia. Como resultado, os alunos escolheram, a partir de fatores técnicos, socioeconômicos e ambientais, a implantação de uma fossa séptica biodigestora em uma propriedade rural na cidade de Analândia. Portanto, conclui-se que a utilização do PBL trouxe benefícios na formação dos alunos e na comunidade de Analândia. |
Código | 4302 |
Evento | COBENGE23 |
---|---|
Área | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
Subárea | 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem |
Autores | Sueli Sampaio Damin Custódio,João Claudio Bassan de Moraes |
Palavras-chaves | Projeto Integrador, Problem-Based Learning, saneamento básico rural, tratamento de esgoto rural, fossa séptica biodigestora, sustentabilidade. |
Arquivo | COBENGE23_00313_00004302.pdf |