
Apresentação 2007
Comissao Organizadora
- Carlos Alberto Dallabona (UTFPR)
- Carlos Marcelo Pedroso (PUCPR)
- Cláudio Marchand Krüger (UnicenP)
- Edson Pedro Ferlin (UnicenP)
- Francisco Carlos Sardo (UTP)
- Luiz Capraro (UTP)
- Marcos Schiefler Filho (UTFPR)
- Marcos Roberto Rodacoski (UnicenP)
- Maria Cecília Brandalize (PUCPR)
- Neil Franco de Carvalho (UnicenP)
- Ney Augusto Nascimento (UFPR)
- Orlando Maciel Strobel (PUCPR)
- Salmo Pustilnick (UnicenP)
- Sérgio Scheer (UFPR)
Diretoria da ABENGE
- Coordenador Geral do COBENGE 2007: Marcos José Tozzi
-
Presidente da ABENGE: João Sérgio Cordeiro
Artigos Publicados
-
Uma abordagem do ensino de pesquisa operacional no curso de engenharia de produção baseada no método do estudo de caso
Márcia de Fátima Morais
-
MTC - uma metodologia para boas práticas de formação empreendedora
Robert Menezes
-
Perfil da acessibilidade virtual de estudantes de engenharia florestal da Universidade de Brasília no ingresso as disciplinas semi-presenciais
Otacílio Antunes Santana, José Imaña-Encins
-
Algumas experimentações metodológicas no ensino do cálculo aplicado
Júlio Gomes
-
Projeto pedagógico do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande
Juarez Paz Pedroza, Josivanda Palmeira Gomes, João Miguel de Moraes Neto, Hamilton Medeiros de Azevedo, Mário Eduardo R. M. Cavalcanti Mata, Luíza Eugênia da M. Rocha Cirne
-
Reflexões sobre o ensino de projeto, sob o ponto de vista da prática arquitetônica
Mariza Barcellos Góes
-
Estágio supervisionado com vistas a uma nova relação entre universidade-aluno-empresa
Adriana M. Tonini, Maria de Lourdes Rocha Lima
-
Ensino orientado ao projeto desafio: uma experiência para o ensino de controle, instrumentação e eletrônica
Pedro F. Donoso-Garcia, Leonardo A. Borges Tôrres
-
Critérios para avaliação de sites utilizados em trabalhos de conclusão de um curso de engenharia
Raquel Cymrot, Melanie Lerner Grinkraut
-
As atividades interdisciplinares na graduação como instrumentos para a formação do engenheiro
Gilbert Cardoso Bouyer, Laerte Idal Sznelwar, Giovanni Costa Santos, Gustavo Ferreira Mello
-
Construção e validação de objetos educacionais para o ensino e aprendizagem de matemática nas engenharias
Carmem Lúcia Graboski da Gama, Sergio Scheer
-
Proposta do uso de confiabilidade por meio da Lógica Fuzzy no processo de avaliação dos alunos do Curso de Engenharia de Produção do CEFET-RJ
Waldo V. Costa, José L. Fernandes, Marina R. Brochado
-
Projeto de drenagem pluvial urbana: relato de uma nova experiência de ensino
Carlos Mello Garcias, Miguel Mansur Aisse, Roberto Fendrich
-
Evaluation questionnaries: what information can we really get from them?
José Carlos Mirando Grizendi, Francisco José Gomes
-
Avaliando a excelência acadêmica: os equívocos de um procedimento correto
Francisco José Gomes
-
Universidades e órgãos de classe: conflito ou cooperação?
Alexandra Luiza Lorgus, Clarisse Odebrecht
-
Introdução ao tema “energia livre” nos cursos de engenharia
Maria Cristina Quesnel, Erick da Silva Delvizio
-
Modelo de sistema de auto-avaliação para cursos de graduação em engenharia
Leon T. S. Ferreira, Katri I. I. Ferreira
-
Modelo de gerenciamento de projetos para aplicação nos cursos de engenharia
Carlos Roberto Jóia Hozumi, Carlos Alberto Pereira Soares
-
Sintentizar idéias e atribuir sentido às fórmulas para aprender cálculo
Maria Clara Rezende Frota
-
Aplicação de seminário no ensino de espaços vetoriais
Patrícia Lizi de Oliveira Maggi, Cláudio Marchand Krüger
-
Gincana de criatividade & engenharia do UnicenP
Adriana Tozzi, Marcos Tozzi, Neil F. Carvalho, Marcos R. Rodacoski
-
Abordagem sobre o abandono escolar em um curso de engenharia elétrica
José Francisco Rodrigues, Renato Crivellari Creppe, Ricardo Martini Rodrigues, Marcelo Nicoletti Franchin
-
Re-significar o erro: em busca da melhoria da qualidade no ensino
Rogério Bartolomei
-
Desenvolvimento de uma abordagem transdisciplinar no grupo Paramec da UFMG
Marcos V. Bortolus, Christiano N. S. Maia, Marcelo A. B. Madureira, Hayla L. Silva
-
Avaliação da eficácia de um curso de geometria gráfica para engenharia no desenvolvimento da habilidade de visualização espacial
Rodrigo Duarte Seabra, Eduardo Toledo Santos
-
A sustentabilidade da consciência social na engenharia
Pedro José da Silva, Conceição Aparecida Viude
-
Avaliação de programas de disciplinas: o caso de um curso de pós-graduação em engenharia de produção
José F. D. Souza, Fernando J. B. Laurindo, Osvaldo S. Nakao, José A. B. Grimoni
-
Integração de disciplinas introdutórias no ciclo básico de um curso de engenharia
Leila Maria Castro Vilela, Maria Matos, Reinaldo Calixto de Campos
-
Curso de férias: uma tentativa de minimizar o problema da reprovação e evasão no Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Severino Sombra
Monique Sequeira Lehmann, Roberto Brunow Lehmann
-
Pesquisa em educação em engenharia
Marcos Azevedo da Silveira, Luiz Carlos Scavarda do Carmo, José Alberto dos Reis Parise, Reinaldo Calixto de Campos
-
Weblab - um ambiente computacional de aprendizagem interligada com experimentos reais de física – experimento 1 – oscilador massa-mola
Fretz Sievers Junior, Ana Maria Correia Bakos, José Silvério Edmundo, Felipe de Almeida, Milton Cimatti Junior
-
Escola Politécnica da Bahia: 110 anos de atuação na formação de profissionais e no desenvolvimento regional
José A. F. de A. Santos, Luis E. de P. Campos, Bruno M. A. Araújo, Partic A. Piton
-
O desenvolvimento de processadores usando lógica programável como ferramenta didática
Valfredo Pilla Jr, Edson Pedro Ferlin
-
O desenvolvimento do ensino superior em engenharia no Brasil e a relação público x privado
Monique Sequeira Lehmann, Roberto Brunow Lehmann
-
Software educacional para visualização e animação de simulações computacionais utilizando a realidade virtual (VRML)
José Luís Farinatti Aymone
-
Trazendo a responsabilidade social para dentro da sala de aula através da realização de trabalhos multidisciplinares
Adriana Cursino Thomé, Alessandro Zimmer, Marcelo Mikosz Gonçalves
-
Caos em sistemas não-lineares: metodologia numa disciplina introdutória para pós-graduação
Mário Sérgio Teixeira de Freitas
-
Experiências em informatização do ensino de matemática em cursos de engenharia
Dimas Felipe de Miranda, Eliane Scheid Gazire, João Bosco Laudares, José Renato F. Rodrigues, Marcelo Souza Mota
-
Iniciação à modelagem com equações diferenciais em cursos de engenharia
João Bosco Laudares, Dimas Felipe de Miranda, Eliane Scheid Gazire, Murilo Barros Alves, Fernanda Aparecida Ferreira
-
Integração dos ensinos de graduação e de pós-graduação na FEEC – UNICAMP: programa integrado de formação e certificados de estudos
José A. Pomilio, Akebo Yamakami, Anésio dos Santos Jr., Michel D. Yacoub
-
Formação contínua de docentes dos cursos de engenharia: um estudo diagnóstico
Ricardo Martini Rodrigues, Naasson Pereira de Alcântara Junior, José Francisco Rodrigues, Ivo Reis Fontes
-
Ensino à distância: condições de oferta baseada no uso das TICs nas instituições federais de ensino superior
Gertrudes Aparecida Dandolini, João Artur de Souza, Antonio Artur de Souza
-
Avaliação quali-quantitativa de cursos de graduação: engenharia mecânica e engenharia eletrônica e de telecomunicações
Claudia de Vilhena Schayer Sabino, Wolney Lobato, José Leão Falcão Filho
-
A integração entre a graduação e a pós-graduação na engenharia de computação da Escola Politécnica da USP
Jorge Rady de Almeida Junior, João Batista Camargo Junior, Paulo Sérgio Cugnasca
-
Estímulo competitivo e aprendizagem baseada em problemas (PBL) – estudo no ensino de estruturas de concreto armado
Claudio Alcides Jacoski
-
Teoria da atividade: possibilidades para a educação nos cursos de engenharia e arquitetura
Viviane Cota Silva, Mariza Barcellos Góes, Márcia Maria Fusaro Pinto
-
Redes colaborativas – a experiência no CEFET/RJ
Antonio José Caulliraux Pithon, Marina Rodrigues Brochado
-
Grupo de engenharia econômica: um instrumento de desenvolvimento das micro e pequenas empresas do Ceará
Abraão Freires Saraiva Junior, Breno Barros Telles do Carmo, Maxweel Veras Rodrigues
-
O uso didático de ensaios na disciplina de estruturas metálicas
Carlos Eduardo Javaroni
-
O concurso de projetos e protótipos como atividade educacional e seleção para o mercado de trabalho
Marcius F. Giorgetti, Carlos Eduardo G. Petroni, Richard Streck Neto, Fernando Luiz Windlin
-
A experiência do ensino e aprendizado à distância no curso de engenharia de segurança do trabalho
Bianca Foggiatto, Sérgio Médici de Eston
-
A iniciação científica e a pós-graduação contribuindo na formação do engenheiro químico
Luciana Rezende Alves de Oliveira, Raquel Bortolin da Silva, Márcio Resende Trimailovas, Neide Aparecida de Souza Lehfeld, Reinaldo Pisani Júnior, Carmen Sílvia Gonçalves Lopes
-
O uso de programas de simulação em cursos de engenharia: possibilidades e necessidades
Liane Ludwig Loder, Fernando Augusto Bender
-
Aula prática sobre trocadores de calor: bancada e guia de aula
Paulo Cesar da Costa Pinheiro
-
Proposta pedagógica para o ensino de técnicas de construção civil: aplicação numa disciplina de graduação da FEC-UNICAMP
Autimio Batista Guimarães Filho, André Munhoz de Argollo Ferrão, Tânia Regina Dias Silva Pereira
-
Uma proposta de recuperação da avaliação para estudantes de engenharia em disciplinas de física e química
Ana M. C. Grisa, Valquíria Villas-Boas, Maria A. R. Pacheco, Juliana Brunetto
-
A nova concepção do estágio supervisionado no Curso de Engenharia Civil da Universidade Gama Filho
Maria Smith Borges de Alencastro Graça, Sergio Gavazza
-
Simulação de empresa: a metodologia de projetos como estratégia de combate à apatia em sala de aula no ensino de construção civil
João Hermem Fagundes Tozatto, Mauro Barros da Silva
-
Atividades em ambiente virtual de aprendizagem colaborativo como apoio à disciplina de construção civil: o enfoque de contextualização
Sergio Scheer, Márcia Nikkel, Maria de Fátima R. Parchen
-
Desenvolvimento do laboratório móvel de pavimentação pelo laboratório de geotecnia da Universidade Federal da Bahia
Ramon Sá Novaes, Luis Edmundo Prado de Campos, Carlos Augusto Costa David, Aníbal Coelho da Costa, Lia Madeira Nóbrega
-
Análise de diferentes modelos de atribuição de notas da avaliação integradora (AVIN) do Curso de Engenharia Civil do UnicenP
Flavia Viviani Tormena, Júlio Gomes, Marcos Arndt
-
Análise do desempenho dos alunos de Engenharia Civil do UnicenP na avaliação integradora (AVIN)
Marcos Arndt, Flavia Viviani Tormena, Júlio Gomes
-
Avaliação de cursos e as novas políticas de gestão
Ana M. P. Castanheira, Terezinha J. Masson, Leila F. Miranda
-
Perfil dos engenheiros eletricistas egressos da PUC-RIO e da UERJ
Marcos Azevedo da Silveira, Evandro Mendes da Silva
-
Ensino superior: mapeamento de competências da graduação às organizações
Leticia Baggio, Isaura A. de Lima, Maria S. Waltrick, Ana Carolina M. Pilatti de Paula
-
Utilizando a implantação do curso de extensão “básico de manutenção de aparelhos de eletroterapia para fisioterapeutas” para o desenvolvimento de habilidades e competências no curso de engenharia elétrica da UGF
Marcelo de Almeida Duarte, Nelson Gomes Teixeira, Renata Martins Teixeira
-
Tecnologia de cereais e panificação: uma disciplina interdisciplinar, interativa e muito ativa onde cozinha-se utilizando os sentidos
Odoaldo I. Rochefort Neto, Helena Libardi, Valquíria Villas-Boas
-
Produção de material de divulgação científica por aluno de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Itajubá: roteiro de vídeo
Antonio L. F. Marques, Igor Chaves
-
A engenharia biomédica e sua inter-relação com a engenharia da computação
José Carlos da Cunha, Valfredo Pilla Júnior, Edson Pedro Ferlin
-
Ferramenta interativa para aprendizado em controle: projeto de compensadores utilizando lugar das raízes
Isaac Moreira e Silva, Francisco José Gomes
-
As inteligências múltiplas e o ensino de Engenharia Civil na Universidade Federal do Paraná
Carlos F. A. Parchen, Marcos A. Marino
-
Gestão educacional
Terezinha Jocelen Masson, Leila Figueiredo de Miranda, Ana Maria Porto Castanheira
-
Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente
Tatiana C. Menestrina, Walter Antônio Bazzo
-
O uso do software Winplot nas aulas de cálculo diferencial para a discussão do conceito de coeficiente angular da reta tangente
Gisela Hernandes Gomes, Silmara Alexandra Silva Vicente
-
Desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e inovação nas empresas: desafios para a educação em engenharia
Marta Lucia Azevedo Ferreira, Cristina Gomes de Souza, Ilda Maria de Paiva Almeida Spritzer
-
O desenvolvimento da responsabilidade social na formação profissional
Sílvia M. S. G. Velázquez, Marcel Mendes, Maressa C. Geres
-
Uma estratégia construtivista e interdisciplinar de ensino simulando a dinâmica de uma fila
Fábio Almeida Có, José Rodrigues de Farias Filho, Márcio Almeida Có
-
A técnica DELPHI levando a engenharia simultânea à sala de aula: uma dinâmica interdisciplinar de ensino para elevar a percepção sobre as construções sustentáveis
Fábio Almeida Có, José Rodrigues de Farias Filho, Márcio Almeida Có
-
Avaliação da interação e colaboração no curso à distância de introdução ao conforto ambiental – estudo de caso
Autimio Batista Guimarães Filho, Ana Regina Mizrahy Cuperschmid, Regina Coeli Ruschel
-
Uma experiência integrada entre os programas de aprendizagem: cálculo diferencial e integral e eletricidade
Lilia Maria Marques Siqueira, Waléria Adriana Gonçalez Cecílio
-
Aplicação de uma abordagem “hands-on” na disciplina introdução à engenharia
Carlos Almir Monteiro de Holanda, Carlos André Dias Bezerra
-
Projeto didático de um motor monocilíndrico
Lucas Bottino Vizzotto Stéfani, Robson Jorge das Neves Gomes, Suelen Cristina dos Santos
-
Um estudo comparativo entre dois sistemas de aquisição e controle de dados utilizando a interface labview
José S. da R. Neto, Walber M. Lima
-
Análise dos índices de reprovações nas disciplinas cálculo I e geometria analítica nos cursos de engenharia da UNIVASF
Fabiana Gomes dos Passos, Francisco Ricardo Duarte, Ângelo Antonio Macedo Leite, Paulo José Pereira, Télio Nobre Leite, Vanessa Polon Donzeli
-
Indicadores de ciência, tecnologia & inovação e a engenharia no Brasil
Márcia França Ribeiro, Cristina Gomes de Souza, Ilda Maria de Paiva Almeida Spritzer
-
A prática docente e novos recursos de ensino para estabilidade de sistemas de energia elétrica
Niltom Vieira Junior, Laurence Duarte Colvara
-
Educação tecnológica: qual o seu papel?
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Walter Antonio Bazzo
-
A predominância das competências de gestão frente às novas demandas profissionais do engenheiro civil: o caso das empresas de construção civil do Ceará
José Pereira de Oliveira, Maria do Socorro Márcia L. Souto
-
Desenvolvimento de experimentos laboratoriais para o ensino de automação da medição no curso de engenharia mecânica
Gilva Altair Rossi, José Maria Galvez
-
Uma análise das produções nos COBENGEs - debate na área de matemática
Cátia M. Nehring, Claudia Piva, Nivia Kinalski
-
Ajustes curriculares para cursos de engenharia na área de sistemas de comunicações e telecomunicações
Carlos Marcelo Pedroso
-
A gestão participativa e sua inter-relação com a Engenharia da Computação do UnicenP
Edson Pedro Ferlin, José Carlos da Cunha, Valfredo Pilla Júnior, Marcelo Mikosz Gonçalves, Alessandro Zimmer
-
Weblab – experimento 3 – corrente elétrica em soluções líquidas
Fretz Sievers Junior, Ana Maria Correia Bakos, José Silvério Edmundo, Felipe de Almeida, Milton Cimatti Junior
-
Weblab – a utilização de tutores inteligentes para o ensino da física
Fretz Sievers Junior, Ana Maria Correia Bakos, Tiago Pezani, José Silvério Edmundo, Felipe de Almeida
-
Física 1: disciplina fundamental de um curso de engenharia
Marcos Antonio Florczak
-
Jogos de empresa – uma ferramenta eficaz no ensino/aprendizagem organizacional
Elisabeth Mendes Vieira, Rui Francisco Martins Marçal, Luciano Scandelari, Ivonei Afonso Vieira
-
Diretrizes para a formação de um modelo em três dimensões na construção do conhecimento em ensino e aprendizagem nas escolas de engenharia
José Remigio Soto Quevedo, Sergio Scheer, Eduardo Dell’Avanzi
-
Propriedade industrial e projetos de graduação da engenharia industrial ênfase eletrônica e telecomunicações da UTFPR
Dario E. A. Dergint, Vívian Amaro
-
Observatório tecnológico: espaço para ensino e pesquisa
Breno Barros Telles do Carmo, Marcos Ronaldo Albertin, Nadja Glheuca da Silva Dutra Montenegro, Natacha Gadelha Rocha
-
Avaliação do desempenho da responsabilidade social de uma instituição pública de ensino superior através da aplicação dos indicadores Ethos
Breno Barros Telles do Carmo, Marcos Ronaldo Albertin, José Almir de Souza Júnior, José Ribamar Oliveira Cavalcante Júnior, Elisson Amaro de Oliveira, Mário Eduardo Rocha Lima
-
A simulação de eventos “indiscretos” na formação ética dos engenheiros
David Bianchini, Francisco de Salles C. Gomes
-
Implicações das dificuldades dos alunos na aprendizagem da disciplina cálculo diferencial e integral I da FEG/UNESP para as práticas pedagógicas
Tânia Maria V. S. Lacaz, Maria Tereza L. Carvalho, José António S. Fernandes
-
Eixos norteadores e ferramentas motivacionais para alunos ingressantes em cursos de engenharia na PUCRS
Nilson V. Fernandes, Luiz F. M. Guedes
-
Desenvolvimento de um software baseado no conceito de objetos de aprendizagem aplicado a modelos matemáticos
Rosely Maria Velloso Campos, Daniel Augusto de Melo Santos
-
Patrimônio cultural: uma experiência metodológica de aprendizado vivencial
Michele M. Prado, Viviane L. Pimentel
-
O uso da metodologia de projetos de trabalho nos cursos iniciais de engenharia do CEFET-MG
Paulo Cezar Santos Ventura, Dácio Guimarães de Moura, Adelson Fernandes Moreira
-
Uma reflexão sobre laboratórios didáticos nos cursos de engenharia
Augusto Carlos Pavão, Denise Marques Pinheiro, Octavio Mattasoglio Neto
-
Proposta de integração entre as disciplinas de desenho, materiais de construção e sistemas estruturais
Elaine Nunes Jordan, Patrícia Lizi de Oliveira Maggi, Flavia Viviani Tormena, Marcos Arndt
-
Ensino do manuseio de vetores e matrizes por meio de funções
Edson Almeida Rego Barros, Lincoln Cesar Zamboni, Melanie Lerner Grinkraut, Osvaldo Ramos Tsan Hu, Sergio Vicente Denser Pamboukian
-
Avaliação da disciplina introdução à engenharia química na UFPR
Alberto Tadeu M. Cardoso
-
O programa internacional de dupla diplomação: a experiência pioneira da UFC
João José Hiluy Filho, João Cesar Moura Mota
-
Um modelo para avaliação de pré-requisitos entre disciplinas do curso de engenharia de produção
Julio C. B. Silva, Catiane M. de Carvalho, Carolina L. B. Cajazeira, Rafael L. B. Cajazeira
-
Um sistema de avaliação no ensino de engenharia: a visão dos alunos em uma experiência com o PBL
Luis Roberto C. Ribeiro, Edmundo Escrivão Filho
-
Simulação de sistemas elétricos de potência via programas interativos
Jane Madri de Melo, Paulo Eduardo Abreu, Ricardo Augusto do Nascimento, Luiz Antônio da Fonseca Manso
-
Tendências pedagógicas da modernidade à pós-modernidade e os novos desafios do ensino de engenharia
Lúcio Flávio da Silveira Matos, Décio Zendron, Édimo Celso Rudolf
-
A responsabilidade no espaço de formação dos engenheiros: uma perspectiva de experiência social
Leydervan de Souza Xavier, José Antonio Assunção Peixoto, Lilian Martins da Motta Dias
-
O papel das empresas juniores: um estudo de caso no oferecimento de um novo curso
João M. O. Arantes, Thiago V. Gomes, Alípio M. Barbosa, Nivaldo U. Agostinho, Erivelton G. Nepomuceno, Lucas D. R. Neves
-
Mudanças dos procedimentos de ensino de geotecnia visando a ampliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos de graduação
Gladis Cristina Furlan, Eduardo Dell’Avanzi, Ney Augusto Nascimento
-
Atividades didáticas planejadas e estudantes mais experientes orientando seus colegas na Escola Politécnica da USP
Osvaldo Shigueru Nakao, José Aquiles Grimoni
-
Determinação do carregamento dinâmico dos eixos usando um sistema de medição de inclinação
José M. R. de S. Neto, Walber M. Lima, Luiz G. M. Vale, José S. da R. Neto
-
Desenvolvimento de competências numa disciplina da Escola Politécnica da USP
Reinaldo Koei Yonamine, Osvaldo Shigueru Nakao, Eduardo Pinheiro de Souza
-
Projeto político pedagógico do curso de engenharia de computação: um desafio para a nova universidade tecnológica
Myriam Regattieri Delgado, Vicente Machado Neto, Keiko V. O. Fonseca
-
Uso de recursos computacionais para o ensino e aprendizagem de equações diferenciais
Maria Madalena Dullius, Eliane A. Veit, Ives S. Araujo
-
Visão espacial, criatividade e inteligência espacial no ensino de engenharia em Santa Catarina
Clóvis Neumann
-
Implementação do programa 5S em um hospital: um estudo de caso gerador de novas habilidades no engenheiro de produção
Abraão Freires Saraiva Júnior, Anna Cristina Barbosa Dias de Carvalho, Cristiane de Mesquita Tabosa
-
Utilização de kits pedagógicos como subsídios para ensino da gestão de resíduos na construção civil
Alceu G. de Andrade Filho, Giovana K. Wiecheteck, Maria Aparecida de O. Hisching
-
Avaliação da implantação do sistema de barreiras de pré-requisitos no currículo da Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná
Alexandre Knesebeck, Carlos Alberto Ubirajara Gontarski
-
A abordagem de tópicos em acessibilidade ao meio físico no curso de graduação em engenharia civil
Sérgio Marcelino da Motta Lopes
-
O desenvolvimento da metodologia de pesquisa em engenharia de produção: o caso SETREM
Mário Luiz Santos Evangelista, Valmir Heckler
-
Implementação de um sistema de gestão da qualidade em uma coordenação de curso de gradução em engenharia
Abraão Freires Saraiva Júnior, Marcos Ronaldo Albertin, Breno Barros Telles do Carmo
-
Aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas no Curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana
David Moises Barreto dos Santos, Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende Pinto, Claudia Pinto Pereira Sena, Fabiana Cristina Bertoni, Roberto Almeida Bittencourt
-
Proposta de uma plataforma didática para ensino de engenharia biomédica em cursos de graduação de engenharia elétrica. II. O módulo didático de EEG
Robson Adur, Eduardo Andrighetto, Juliano E. Rathke, Paulo R. Possa, Felipe C. Santos, Fernanda I. M. Argout, Fernando M. de Azevedo, José Marino-Neto
-
Engenheiro e professor, dois papéis em uma profissão: desafios e perspectivas na conciliação de identidades
Liane Ludwig Loder
-
Projeto de uma planta química didática para desenvolvimento de diferentes estratégias de controle de processos e automação industrial
Wagner Freitas Campos, Thiago Gomes Pineli, Flávio Vasconcelos da Silva, Roger Josef Zemp, Ana Maria Frattini Fileti
-
O processo de avaliação integrando o processo de ensino/aprendizagem por competências na educação em engenharia
Eliana M. S. Soares, Isolda G. Lima, Laurete Z. Sauer
-
Proposta de desenvolvimento da disciplina “estágio curricular em engenharia civil” na UFSCAR
Suely da Penha Sanches, Sheyla Mara Baptista Serra
-
Ação docente dos profissionais da área tecnológica: a realidade da FURB
Griseldes F. Boos, Clara M. Furtado, Sávio L. Bertoli, Felipe B. S. Rosa
-
Perfil profissional demandado para o engenheiro de produção: uma análise de mercado de trabalho regional
Débora Grassetti Martins da Costa, Miguel Angel Aires Borrás
-
Elaboração e implantação do projeto pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas: uma proposta de formação generalista
André Arthur Perleberg Lerm, Adão Antônio de Souza Júnior, Eduardo Costa da Motta, Claudio Enrique Fernández Rodríguez
-
Implementação do programa de tutoria nos Cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação da Universidade Federal de Goiás
Rosângela N. A. de Castro, Cacilda de J. Ribeiro, Reinaldo G. Nogueira, Enes G. Marra, Maria Assima B. Gonçalves, Marco A. A. de Oliveira, Lourenço Matias
-
Engenharia de defesa - inovação, interdisciplinaridade e sinergia para a pós-graduação do Instituto Militar de Engenharia
Paulo César Pellanda, Itamar Borges Jr., Armando Morado Ferreira, Ernesto Ribeiro Ronzani, Emílio Carlos Acocella
-
Utilização de ferramenta computacional para o ensino da dinâmica em engenharia mecânica
Paulo de Tarso Salviano Filho, Mario Olavo Magno de Carvalho, Cristiano Viana Serra Villa
-
Estratégia de ensino e aprendizagem para componentes curriculares de formação humanística oferecidos para cursos de engenharia de computação
Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende Pinto, Hernane Borges de Barros Pereira, Teresinha Fróes Burnham, José Luiz Michinel
-
Metodologia de ensino sob a ótica da qualidade total empregando o ciclo PDCA
Amanda S. O. Pimentel, Rafael M. Le Boudec, André B. Leal
-
O desempenho no exame nacional de cursos como feedback ao projeto pedagógico – estudo de caso de um curso de engenharia de computação
Raimundo Celeste Ghizoni Teive
-
Aplicação de jogos de empresas em cursos de engenharia
Robson Rodrigues Sanchez, Osvaldo Ramos Tsan Hu
-
Uma análise sobre a utilização da prancheta versus a informatização que vem ocorrendo nas faculdades de arquitetura do noroeste do Paraná
Rodolfo Tsutomu Miyamoto, Dante Alves Medeiros Filho
-
Análise da situação acadêmica dos estudantes de engenharia mecânica do convênio UNIJUÍ-UERGS
Antonio Carlos Valdiero, Genaro M. M. Gilapa, Luís Antonio Bortolaia, Antonia Carvalho Bussmann
-
Desenvolvimento sustentável: como os cursos brasileiros de engenharia estão se enquadrando a esse novo paradigma?
Egidio Luiz Furlanetto, Henri Geraldo Malzac Neto, Paulo Gustavo Coutinho de Araújo, Ivanildo Fernandes Araújo
-
O tema da sustentabilidade como fator fundamental no ensino de engenharia de produção
Maria Eugênia de Assis Torrubia, Miguel Angel Aires Borrás
-
Repensando as dicotomias entre tecnologia e sociedade na educação tecnológica
Edson Jacinski, Roberto M. Susin, Walter A. Bazzo
-
A gestão do desempenho nos ensaios técnicos das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro: uma contribuição para a análise organizacional
Mirian M. M. Magalhães, José Antonio A. Peixoto, Leydervan S. Xavier
-
Propriedade intelectual no ensino técnico e nas escolas de engenharia
Marcelo L. Soares Pereira, Ruth Epsztejn, Maria da G. Leal
-
Atuação profissional e responsabilidade social e ambiental: o engenheiro do século XXI
Ana Lúcia da Fonseca Bragança Pinheiro, Gisele Castro Fontanella Pileggi, João Virgílio Merighi, Rita Moura Fortes
-
Desafio de robôs: a robótica educacional fomentando a interdisciplinaridade, os jogos e as situações de aprendizagem
Márcio Almeida Có, Fábio Almeida Có, Klaus Fabian Côco
-
Reforma curricular e opção única no vestibular para os cursos de engenharia do Centro de Tecnologia da UFPE
Bernard B. P.Genevois, Paulo R. M. Lyra, Edmilson S. de Lima
-
Convivência do revolucionário professor com o aluno clássico ou vice-versa: experiências
Paulo A. L. Silva
-
A necessidade e as implicações acadêmicas de uma nova estrutura: criação dos núcleos de ensino das disciplinas básicas e formação da mentalidade científica
Marcel Mendes, Gilberto Teixeira da Silva, Ana Júlia Ferreira Rocha, Lincoln Cesar Zamboni, Solange dos Santos Nieto
-
Gestão de controle acadêmico: mapeamento do conhecimento e modelagem através de redes de Petri
Marcos Cezar Kujiv Müller, Marco Busetti, Eduardo Portela, Eduardo Rocha Loures
-
A importância do ramo estudantil do IEEE UFBA na formação do engenheiro e desenvolvimento da universidade
Cezar Carvalho Pereira, Marco Antonio Rocha Galo, Bruno Magalhães Santiago
-
Responsabilidade social na construção civil: proposta de inovação tecnológica através da interação escola-governo-empresa
Marco Antônio Tavares Góes, Antonio Carlos de Francisco, João Luiz Kovaleski
-
A importância da disciplina metodologia científica e tecnológica da produção no Curso de Engenharia de Produção Civil na UNEB – estudo de caso
Tânia Regina Dias Silva Pereira, Telma Dias Silva dos Anjos, Autimio Batista Guimarães Filho, Alex Oliveira Santos
-
Proposta de integração entre as disciplinas de materiais de construção e cálculo aplicado
Yuri Ivan Maggi, Patrícia Lizi de Oliveira Maggi
-
O laboratório didático de metrologia na engenharia mecânica
Aparecida Celina Jarletti, Pablo Deivid Valle, Ricardo Artigas Langer, Wilson Radi El Maftoum
-
Critérios de design e ergonomia aplicados na avaliação dos conteúdos informacionais de materiais didáticos para curso de especialização em engenharia e arquitetura
Viviane Helena Kuntz, Maria do Carmo D. Freitas, Ricardo Mendes Junior
-
Reflexões sobre o ensino de cálculo
Maria Helena Campos Soares de Mello, João Carlos Correia Baptista Soares de Mello
-
Avaliação da disciplina introdução à engenharia civil no Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa — Paraná
Oscar Herberto Fürstenberger
-
O uso de técnicas colaborativas com o envolvimento do cliente no processo de certificação – um modelo de experimento
Antonio José Caulliraux Pithon, Marina Rodrigues Brochado, Renato Samuel Barbosa de Araújo
-
Sistema de custos como ferramenta de mudança no processo de tomada de decisões: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior do sudoeste paulista
Márcia C. M. Kaspczak, Luciano Scandelari, Dálcio R. Reis
-
A indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão no currículo por competências
Mário Lucio Roloff, Silvana Rosa Lisboa de Sá
-
Auto-organização na dinâmica de sistemas granulares: um enfoque experimental para sistemas complexos no ensino de engenharia
André A. B. Stavrakas, Jefferson Z. Moro, Moisés R. N. Ribeiro
-
Estilos e estratégias de aprendizagem: contribuições no ensino de gestão da tecnologia e da informação em engenharia de produção
Stella Jacyszyn Bachega, Juliana Sayuri Kurumoto, Selma Regina Martins Oliveira, Adriana Casale Kalatizis, Edson Walmir Cazarini
-
Adaptação estratégica universitária sob a ótica da gestão do conhecimento
Carlos Henrique Orssatto, Mara Taisa Carvalho Orssatto
-
Um laboratório virtual para aplicações em ensino de automação e controle
Italo Seschini, José Maria Galvez
-
Proposta de uma metodologia para avaliação de objetos de aprendizagem em curso de graduação em engenharia
Elenise Maria de Araújo, Elaine Maria dos Santos, Elby Vaz Nascimento, Iolanda Cláudia Sanches Catarino, José Dutra de Oliveira Filho, Edson Walmir Cazarini
-
Uma proposta de educação continuada numa parceria universidade e governo: residência técnica
Ricardo Mendes Junior, Mauro Lacerda Santos Filho, Sérgio Scheer, Maria do Carmo Duarte Freitas,
-
Proposta metodológica para aperfeiçoamento de planejamento em EAD: uma contribuição à luz da engenharia de produção
Selma Regina Martins Oliveira, Adriana Casale Kalatzis, Juliana Sayuri Kurumoto, Stella Jacyszyn Bachega, Edson Walmir Cazarini, Elaine Maria dos Santos
-
Projeto ITUETA: uma proposta de introdução de aspectos humanos no ensino de engenharia
Hader A. D. Azzini, Moisés R. N. Ribeiro, Lorena P. Pedroti
-
Acessibilidade e inclusão social no campus da Universidade Estadual de Maringá/PR
Layane Alves Nunes, Diana Carla Rodrigues Lima, Igor José Botelho Valques, Paulo Fernando Soares
-
Análise de ciclo de vida: uma experiência de ensino com modelagem de processo na perspectiva da sustentabilidade
Leydervan de Souza Xavier, José Antonio Assunção Peixoto, Lilian Martins da Motta Dias
-
Procedimento para definição do perfil de formação dos egressos a partir da percepção do corpo docente e discente
Maria de Fátima Souza e Silva, Dianne Magalhães Viana, Alexandre R. S. Romariz, Cláudio Del Menezzi, Marylia Barbosa
-
Dificuldades encontradas por iniciantes nos cursos de engenharia da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco
Francisco J. C. Araújo, Giselle C. da Silva, Renato V. C. Silva, Paulo J. Adissil, Henio N. de S. Melo, Marcus A. V. Araújo
-
Uma experiência de educação continuada em automação industrial – bancada didática com CLP
Miguel Angel Chincaro Bernuy, Josiane de Souza
-
Integração graduação e pós-graduação engenharia urbana - UFSCAR
Sergio Antonio Röhm, Sônia Moreira Guimarães, Archimedes Azevedo Raia Jr., Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira
-
Geração e uso da energia e responsabilidade ambiental no ensino de graduação: projeto “usina ecoelétrica”
Dionízio Paschoareli Júnior, Diego N. Gewerh, Julio C. Ferreira, Ricardo B. Vargas, André Morita, Renata V. Oliveira, Thiago B. Santos, Thiengo A. de Paula, Carolina Buso Dornfeld, Danitielle C. Simonato
-
Relações entre o desempenho no vestibular e o rendimento acadêmico dos estudantes no curso de graduação em engenharia de materiais da UFSCAR
Walter Libardi, Pedro Ferreira Filho, Vitor Luiz Sordi
-
Ensino superior noturno: uma leitura do Curso de Engenharia Elétrica no Centro Universitário Positivo
Salmo Pustilnick, Arileide C. Alves
-
Proposta de estrutura para curso de especialização nas áreas da tecnologia da informação e comunicação (TIC) com ênfase ao empreendedorismo
Fernando Felice, Anselmo Rodrigues
-
Diretrizes curriculares para os cursos de engenharia da UTFPR: discussão e implantação
Carlos Alberto Dallabona, Marcos Flavio de Oliveira Schiefler Filho
- Revisão curricular do Curso de Engenharia Industrial Elétrica Eletrotécnica na UTFPR – atualização e ampliação Programação