
Apresentação 2002
Local:
Universidade Metodista de Piracicaba
Data:
22 a 25 de setembro de 2002
Tema:
Evolução e Perspectivas para o Ensino de Engenharia
Comissao Organizadora
Solicitamos aos que tenham material ou informações sobre os Cobenges a seguir listados que, por favor, façam contato com a ABENGE para que possamos inserir tais informações nesta página.
Artigos Publicados
- A importância do Laboratório no Ensino de Concreto Armado
- A Influência da Velocidade do Desenvolvimento Científico-Tecnológico na Formação do Engenheiro
- Algumas Tendências sobre Habilidades e Competências Exigidas nos Cursos de Graduação em Engenharia
- Analisando a Construção do Programa de Reengenharia do Ensino das Engenharias
- Análise de Perfil Cognitivo e Comportamental de Alunos Ingressantes no Curso de Engenharia do Inatel
- As Ciências Humanas e o Currículo por Competências na Engenharia Civil - O Projeto Político-Pedagógico da Universidade de Uberaba
- Avaliação - Busca para Inovação Metodológica
- Avaliação da Experiência na Coordenadoria de Laboratórios de Análise Numérica do CEFET-RJ na Formação Profissional de Monitores e Colaboradores
- Avaliação de uma Proposta de Ensino de Engenharia Térmica e Fluídos sob Bases Construtivistas
- Avaliação e Ensino de Engenharia - Além da Simples Verificação de Conhecimentos
- Avaliação Institucional em uma Universidade Privada - Construção da Proposta - Ênfase na Pós-Graduação
- Contextualizando a Reforma das Engenharias Desenvolvida na Década de 90
- Currículo do Curso de Engenharia Civil da UNISINOS - Percepção dos Alunos
- Disciplinas Técnicas e Sociais no Currículo de Engenharia de Computação - Uma Proposta Objetiva de Programação e Integração
- Experiência Referente à Implantação do Curso de Engenharia de Produção com Ênfase em Confecção Industrial - UEM
- Formação do Engenheiro - Uma Visão de Alunos
- Hacia una Estrategia para la Formacion Integral de Profesionales
- Humanização dos Conteúdos dos Cursos de Engenharia - Flexibilização, Integração e Formação do Indivíduo
- Importância de uma Disciplina Prática no Início dos Cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica Da PUCRS
- Introdução à Engenharia - Formação ou Informação
- Introdução à Engenharia de Controle e Automação - Funcionamento da Disciplina Ministrada na PUCRS e Avaliação dos Alunos
- Medida de Relevância e Visibilidade das Teses de Programas de Pós-Graduação em Engenharia
- O Desafio do Diagnóstico Qualitativo da Evasão Escolar nos Cursos de Engenharia
- O Pensamento sobre Currículo no Século XX - Uma Revisão da Literatura
- O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção da UNIMEP - um Instrumento para a Gestão Acadêmica e Definições de Rumos para o Curso
- O Questionário Pesquisa do Provão como Ferramenta de Auxílio nas Políticas do Ensino nas Instituições de Ensino Superior
- Os Reflexos da Experiência Profissional e da Titulação na Prática Pedagógica do Engenheiro-Professor
- Participação das Engenharias na Interiorização dos Cursos da UFF
- Perfil de Egressos do Curso de Engenharia Civil da UFMG
- Primeira Avaliação Integradora do Curso de Engenharia da Computação
- Proposta de Criação de Disciplina Iniciação Científica no Curso de Engenharia Agrícola da UFF
- Proposta de Criação de Disciplina Palestras Técnicas para o Curso de Engenharia Agrícola da UFF
- Proposta de Grade Curricular Baseada em Qualidade do Processo de Ensino - Aprendizado
- Proposta de Mudanças Curriculares no Curso de Engenharia Civil em Vistas do Questionário - Valeu a Pena
- Propostas para um Projeto Pedagógico Diferenciado e uma Visão sobre a Qualidade de um Curso de Engenharia de Produção
- Reflexões Sobre o Uso da Concepção do Conhecimento em Rede nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Engenharia
- Reflexos da Gratificação de Estímulo à Docência nas Instituições Federais de Ensino Superior
- Reformulação Curricular do Curso de Química Industrial da Faculdade de Engenharia e Ciências Quiímicas da Universidade Metodista de Piracicaba
- Regime Semestral Seriado no Curso de Engenharia Civil da UFSM
- Relato de uma Experiência Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Projetos de Pós-Graduação na Engenharia de Produção
- Um Caso de Projetação - A Aprendizagem Cooperativa no Ensino de Matemática para Engenharia
- Uma Utilização da Teoria da Escolha Social à Análise da Opinião dos Professores Sobre seus Alunos